domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Origem do Macramê :)


Feita em fios dourados , com strass em metro legitimo e cravejado de detalhes em Strass swarovski

É muito linda e cheia de strass swarovski com pingentes.

Na verdade precisava de uma modelo, mas na falta vai eu mesma. Empresária, Designer, modelo, fotógrafa e " quase" atriz... rs :)

Eu que FIZ ! Yupiiii e quem usar vai ter muita SORTE.

Esse cordão em Macramê tem muitas utililidades q veremos depois, ele serve como pulseira, 3 voltas, pra ser usado como bracelete no antebraço ou como tiarinha na cabeça.  Uma volta aos anos 70


Macramê com ouro rosa e amarela.



  Este artesanato é bastante antigo. Acredita-se que teve origem no século XIII com os navegantes Árabes. Todos sabemos que naquele tempo as viagens em alto-mar demoravam bastante tempo e os marinheiros precisavam ocupar o tempo deles quando não estavam trabalhando. A forma que eles encontraram para preencher o tempo foi fazer nós com as cordas dos navios. Eles transformavam o excesso de linhas e fios dos tecidos das toalhas, xales, véus e outras peças em lindas franjas decorativas. Tudo o que produziam era vendido ou trocado por outras mercadorias. Com a conquista da Penísula Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois na Europa. Até a corte da Rainha Mary da Inglaterra usou Macramê. Chique não é? Aos poucos o Macramê foi se difundindo por todo o mundo. Os marinheiros foram os grandes responsáveis por manter esta arte viva e propagá-la pelo mundo. Da China ao Novo Mundo eram vendidos os objetos de Macramê produzidos durante os longos mêses em alto-mar. Foi na Era Vitoriana que o Macramê atingiu o seu auge com a publicação do livro Sylvia's Book of Macrame Lace. Este livro tornou-se o favorito na época. Todos queriam fazer algo em macramê para ornamentar suas casas. Poucos eram os lugares que não tinham enfeites em macramê. Mas como tudo tem seu momento de popularidade e esquecimento, não foi diferente com o Macramê. Com a industrialização, o Macramê passou por uma fase de esquecimento. Só na década de 70, com os hippies, é que foi retomado o uso dessa técnica e com isso ganhou uma variedade de nós e de artigos como barras de toalhas de mesa, peças para ornamentar as casas, lindíssimas bolsas, franjas, roupas, cintos, Pulseiras :) O Macramê é uma arte tão encantadora que até no século XXI ela continua mantendo e fazendo fãs por todo o mundo. Veja os detalhes e as peças artesanais em Macramê que eu faço :)


Nenhum comentário: