terça-feira, 16 de novembro de 2010

Correr RISCOS é aceitar o que a vida nos dá !

A diferença entre um empresário e um gestor é precisamente a capacidade de correr riscos, de colocar todas as suas capacidades, todos o seu património, todo o seu tempo e energia, num projeto em que acredita. Muitas vezes de forma obsessiva, às vezes tornando-se a sua religião .
Correr riscos significa aceitar o que a vida nos dá. De bom e de mau. Por cada negócio de sucesso há muitos mais que falham, mas não é por causa da estatística que as pessoas deixa de persistir em empreender. Faz parte da natureza humana querer ultrapassar as próprias limitações, superar as barreiras e obstáculos, que muitas vezes só existem dentro de nós. Ter ambição, querer ser mais, querer ser perpétuo para lá da nossa comum condição de mortal, é a razão da contínua evolução da espécie humana, mesmo com muito atropelo pelo caminho. Falar de ter um négócio não é apenas falar de querer ser rico materialmente, mas sobretudo de encontrar a plenitude enquanto individuo, intimamente satisfeito consigo, mas igualmente responsável socialmente, criando riqueza e permitindo a sua justa distribuição.
Hoje ser empresário é um ato de heroísmo superior, que, infelizmente, nem sempre a sociedade considera, nem os media reconhecem e normalmente o Poder Político inveja e até persegue, mesmo quando hipocritamente os vangloria nos discursos públicos. Empreender é a quintessência do humanismo, seja quando cria obras de arte, lidera movimentos sociais e nações, ou, tão simplesmente, constitui empresas, gera riqueza e emprego.
 
A dica é de Paulo Vaz exclusivamente para o Blog Pulseira Amarela Acessórios ::))
 
 " PAULO VAZ " é  Diretor Geral da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal .
Palestrante em todo o Mundo, é autor dos  livros " Vestindo o Futuro "  //   " 20 anos de Assocetivismo Têxtil."
Fundador e Coordenador do " Fórum da Indústria Têxtil " conferência nacional sobre prospectiva setorial Têxtil e Moda, sendo esta, uma das mais importantes da Europa.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo artigo!

Muito obrigado, Luciane, por o partilhar; Muito obrigado, Paulo Vaz, por o ter gerado E PARTILHADO!
Este vosso exercício, de partilha de pensamentos positivos, só pode ajudar aqueles que têm uma semente (ideia) a acreditar que têm que o fazer.
Foi assim, ideia a ideia, porque 'se ele fez eu também posso fazer' que chegamos das cavernas até às nossas casas de hoje (que já têm luz controlada e constante, ar condicionado, internet ou televisão, não é?).
Porque é que vamos estar a partilhar sentimentos negativos, pensamentos e ideias do que não é possível, quando, afinal, há uma infinidade (isso, um infinito) de coisas por realizar.
Levantemo-nos e vamos fazer!
Só assim existirá futuro.
Obrigado, mais uma e outra vez:
Muito obrigado!
(É no VOSSO mundo que eu QUERO viver, Luciane e Paulo!)

Luciane Braga disse...

Luis mto obrigada pelo comentario. Eu e o Paulo ficamos mto felizes. Abração em vc !